A Arma Escarlate - Renata Ventura

Título: A Arma Escarlate
Autor: Renata Ventura
Edição: 1

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576795445
Ano: 2011
Páginas: 552


Sinopse: 
   O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
   Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.


   Eu já havia ouvido falar sobre "A arma escarlate", mas tive a oportunidade de compra-lo com a própria autora durante a Bienal Internacional do livro do Ceará, onde ela autografou o livro pra quem comprava, conversava com as pessoas, etc... Eu estava muito curiosa sobre essa "Hogwarts brasileira", e com expectativas altíssimas, e devo dizer que todas elas foram mais do que correspondidas.  


    Logo de cara, quero começar dizendo a vocês que o livro NÃO é um plagio de Harry Potter, okay? Ele usa o mesmo mundo, tem uma base, apenas. Então, antes de começar a lê-lo, livre-se de qualquer conceito prévio que você houvesse feito em relação a isso. Porém, esteja preparado para ser surpreendido e um pouco destruído.
    A estória começa no ano de 1997, logo após o aniversário de Idá, um garoto de 13 anos que mora em uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro que resolve entrar em um mundo arriscado em busca de vingança, mas acaba entrando em um terceiro mundo totalmente diferente do que ele já havia imaginado para si.
    O livro retrata de forma espetacular os vários problemas que temos no Brasil; Preconceito, criminalidade, descaso de poder publico e, dentre outras coisas, trás também a nossa diversidade cultural e religiosa de uma forma clara e divertida aliada a uma temática jovem. É um mundo bruxo com aquele toque bem brasileiro, e isso pode ser visto também nos personagens, na maneira em que eles vão levando a vida, superando os obstáculos dando "um jeitinho" nas coisas, na alegria de viver, na desconfiança de quem cresceu numa favela. Uma critica social sútil e completa.
    A Arma Escarlate sem dúvida alguma é um dos melhores livros nacionais que eu já li, principalmente se tratando de fantasia. O livro reúne folclore e cultura africana em uma escola de magia e bruxaria de uma forma muito harmoniosa, é como se uma completasse a outra.
    A autora não se deixou atropelar pelos clichês que esse tema pode trazer, e em momento algum deixou pontas soltar, ou algo meramente superficial. E, ainda assim, conseguiu dar um desfecho incrível ao livro, no qual ele tanto poderia ser o único da série, como também conseguiu deixar um gancho para o próximo livro de uma forma simples. 
    Estou extremamente encantada por essa série, e espero que todos possam ler e sentir-se da mesma forma,  este livro realmente merece ser aclamado por todos. 
   
Obrigado Renata Ventura por nos dar o prazer de ler essa obra maravilhosa.
                                                                                
                                                                                        





Comentários

  1. Uma coisa que me deixou meio triste nessa última Bienal Internacional do Ceará , foi ter perdido a oportunidade de conhecer alguns autores e de não ter comprado alguns livros (o money era pouco ;-;) porém eu adicionei muitos e muitos livros a minha lista , e sem dúvida nenhuma A Arma Escarlate é um dos se não o livro que estou mais ansioso para lê , bom sou fã de Harry Potter e adoro o gênero de Fantasia , eu sei que o livro não é cópia/plágio do HP , porém como foi dito no post, temos um mundo mágico como base e o melhor de tudo é que é uma obra Original e Nacional , Livros nacionais de universos fantásticos são excelentes e mesmo ainda sem lê o Arma Escarlate , eu digo que esse é um que vale muito a pena de não só lê mais como comprar e se tiver sorte conseguir um autógrafo , Parabéns pelo Blog e que venha mais indicações boas como essa u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa bienal não é tãão boa quanto algumas outras pelo Brasil, mas acho que em questão de autores nacionais ela não fica atrás. Eu realmente indico esse livro a todo mundo, porque ele é realmente muito bom. Vale muito a pena lê-lo.

      Excluir
  2. Nossa, adorei sua resenha e admito que imaginei o livro como um "mundo encantado brasileiro" ou um "Hogwarts brasileira" como você menciona hahaha.
    Deu muita vontade de ler.

    beijos
    www.estilo-malu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente tem imaginado assim, Malu. E isso é bem chato, porque fica parecendo que tudo é um plágio. Não falo só em questão a esse livro, mas a muitos outros.

      Obrigado pela visita!
      *vou visitar o seu blog*

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei a resenha! Parabéns! Fiquei bastante curiosa com esse livro e coloquei na minha wishlist haha
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália
      Que ótimo saber que você gostou da resenha, fico lisonjeada <3 rsrs Garanto que se você ler esse livro não vai se arrepender, ele é maravilhoso, juro!

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir

Postar um comentário