Saga x Série




   Eu sempre tive uma duvida muito grande em relação a essa nomenclatura de livros. E dai que essa semana, enquanto fazia um texto pra colocar aqui no blog, resolvi pesquisar sobre isso e achei valido postar aqui porque talvez algumas outras pessoas tenham essa mesma duvida. 

   A termologia SAGA é geralmente usada para obras de caráter épico, onde toda a história é movida por um objetivo, um argumento central. Podemos assim dizer que, por exemplo, O Senhor dos Anéis é uma SAGA, pois tem como objetivo a destruição do anel do poder, então por toda a trilogia os personagens seguem o decorrer da história para destruir o mesmo, impedindo que ele volte às mãos do seu criador. Em algumas outras fontes, diz-se também que SAGA é utilizada para algo que tem uma longa duração (anos, época, etc.).

   Já a SÉRIE é quase a mesma coisa que SAGA, a diferença é que a SÉRIE tem um espaço de tempo menor. Encontram-se também várias histórias dentro da mesma, vários relatos e acontecimentos que se estendem para formar o todo da SÉRIE. Um exemplo seria os livros do Harry Potter, onde a cada livro é um ano em Hogwarts, cada livro é uma história diferente, mas alguém poderia perguntar: “Harry Potter não é uma SAGA, pois ela retrataria a derrota de Voldemort?”. Bom, acredito que com o passar do tempo nas séries, há algumas consequências onde tem de ter um motivo para a história, mas não significa que HP é uma SAGA, e sim, para mim, uma SÉRIE.

   Concluímos que SAGA e SÉRIE é quase a mesma coisa, uma é a busca de algo durante toda a trama e a outra são diversos acontecimentos que no fim há um desfecho significativo.

Fonte: Fundo Falso

Comentários

  1. Nossa, eu nunca tinha procurado saber sobre essas diferenças. Muito bacana!

    Zona de Conspiração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São coisas tão pequenas que as vezes passam despercebidas, rsrs

      Excluir
  2. Eu usava os dois termos errado hahahahaha. Beijos!

    http://quemtemcerteza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora depois dessa postagem não usará mais, rsrs :3

      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário