A Piada Mortal - Alan Moore e Brian Bolland

   


   Oi, galera!

   O post de hoje é uma resenha meio diferente do que eu costumo a fazer. É a resenha de uma HQ MUUUUITO especial. A Piada Mortal, é uma hq muito conhecida no meio geek e é considerada a frente do seu tempo. E ela é ainda mais especial, para mim, por ter sido a minha primeira hq lida.


Eu comprei ela no ano passado como presente para o meu namorado, mas enquanto pesquisava por ela, acabei ficando curiosa com o enredo dela, e também apaixonada por todas as cores e pela capa - Coringa <3 -. Então, depois de algum tempo, resolvi pedi-la emprestado.  E foi uma das MELHORES coisas que eu fiz. 

Eu não sou expert em hq, mas eu sinto que devo compartilhar minha experiência com vocês. 

"Frente ao inegável fato de que a existência humana é louca, casual e sem finalidade, um em cada oito deles fica piradinho! E quem pode culpá-los? Num mundo psicótico como este... qualquer outra afirmação seria loucura!" - Coringa


A hq começa mostrando o Batman indo interrogar o Coringa ao Asilo Arkham, um sanatório onde ficam os criminosos mais insanos de Gotham. O intuito dessa visita era tentar convencer o Coringa a colocar um ponto final em toda essa "guerra" entre eles. Mas, ao chegar la, Batman tem uma surpresa, seu inimigo havia fugido. Então ele empreende uma corrida atrás de Coringa, já que não se sabe qual o seu próximo plano maluco. Mas o mesmo ja havia colocado seu plano em prática, que era provar que até mesmo o mais consciente dos cidadãos pode enlouquecer após um dia ruim. 

A história gira em torno do Coringa e do seu plano maluco. Em algumas partes da hq, podemos ver - e talvez entender - o começo do Coringa, o que o levou aquilo... O seu dia ruim. Mas, como alguns já disseram, aquilo podem ser apenas coisas criadas pela mente do mesmo. 



Eu fiquei fazendo - e ainda faço - muitas suposições sobre certos pontos do enredo, porque muita coisa fica subentendida, o Alan Moore nos permite isso, ele nos deixou livres pra pensarmos o que quisermos sobre tais cenas. 

O que eu também achei muito legal é o fato da quebra de paradigma entre "mocinho e bandido". Afinal, o próprio Batman se vê meio perdido nisso tudo, com conflitos internos - muito bem explorados pelo Alan - que dificilmente/quase nunca vemos em heróis. 

O enredo conta com a filosofia do Coringa, que é muito bem elaborada e frases muito significativas. E é realmente difícil não se envolver com a história, e não ter o coração partido no final. 

"Estive pensando muito ultimamente. Sobre você e eu. Sobre o que vai acontecer no nosso fim. Vamos acabar matando um ao outro, não? Talvez você me mate. Talvez eu o mate. Talvez mais cedo... talvez mais tarde." - Batman


Por enquanto é isso, pessoal. Comentem ai o que acharam da hq, se já leram, enfim... Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo!









Comentários

  1. Uma das melhores HQs que eu já li, e uma das minhas queridinhas ♥
    Adoro a história, as ilustrações, tudo.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
  2. Oii, nunca li uma HQ, mas adorei a resenha. Não sou muito de superheróis, as HQs que eu tenho vontade de ler são de outro tipo, meio drama, no gênero que eu gosto de ler mesmo. Nem os filmes de superheróis eu costumo ver.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas HQs legais, de super heróis ou não. Procura uma que seja do gênero que tu curte e se joga! É uma experiência muito divertida.

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Também não sou expert em Hqs mas sei que essa é a próxima que eu preciso ler haha
    ótima dica, beijos

    http://ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico forte pra toooodos! <3
      Quando ler me conta o que achou.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Tairles,
    Essa HQ está entre os meus desejados, acredita? Vi o post num grupo de divulgação no facebook e vi correndo olhar! kkkk Gosto muito do universo do Batman,comprei recentemente a edição de colecionador do novos 52 e também O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de Frank Miller, então estou empolgadíssima para ler mais. Já falei que acompanho a série Gotham também? rsrsrs Pois é.
    Enfim, só não comprei ainda porque não encontrei por aqui onde moro, então já sei que vou acabar comprando pela internet mesmo.
    A arte é linda, não é? *-* Tô babando aqui, sério.
    Ótimo post.

    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ps.: tô seguindo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por seguir o blog, é uma honra ter você se juntando a nossa familia. Eu comecei a acompanhar Batman mais de perto recentemente, e amo Gotham <3 Sobre as hqs dele... mds, tem cada edição maravilhosa!

      Dá uma olhada no site da Saraiva, o preço é bom e eles entregam pra todo lugar.

      Beijos <3

      Excluir
  5. Também não sou expert Tai, e to louca nessa HQ, onde encontro?! hahaha
    Adorei a postagem ♥


    http://geekcorderosa.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-heroi-perdido-de-rick-riordan.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, no site da Saraiva sempre tem ela por um precinho bem camarada. Dá uma olhada lá e garante a tua. Depois me conta o que achou! <3

      Bjos

      Excluir

Postar um comentário