Prisioneiros na lenda - M. M. César Gonçalves

Oi, galera! 

Hoje eu trouxe a resenha de um lançamento da editora Chiado, que é o Prisioneiros na Lenda, do César Gonçalves, autor que nós já entrevistamos aqui. Conheci o livro através do próprio autor, que entrou em contato com o blog e me apresentou sua obra. Espero que vocês gostem da resenha, ela está com um modelo diferente do que eu costumava a fazer, mas vamos lá! 


Sinopse:
"Ela acreditou que fosse apenas um passeio de férias com a família, mas ao chegar àquela Ilha misteriosa, Mariana é atacada por uma inexplicável angústia que aflige sua alma juvenil e a impulsiona em direção ao perigo, indo ficar na mira de homens perigosos e dispostos a matar.

Entre ataques e livramentos, ela conhece Rafael – um garoto nativo - que também luta pela própria sobrevivência. Juntos, eles descobrirão que fugir não basta. É preciso enfrentar o perigo, mesmo desconhecendo os desafios que o futuro reservou-lhes.
Eles encontrarão a ajuda de que precisam para escapar de uma tragédia anunciada? Ou todos estão ali apenas para cumprir o que o imutável destino já determinou?"


Bem, eu estava muito ansiosa (e curiosa) para ler este livro desde que fui tão bem apresentada a ele. A sinopse, regada a um bom mistério me chamou bastante atenção pois, normalmente, quando leio a sinopse de um livro já consigo pegar a essência da estória praticamente por completo, o que acaba me fazendo perder total interesse pelo livro( e é por isso que eu admiro o trabalho das blogueiras, "analisar" o livro sem dar spoilers <3). Já com PNL não foi assim, pelo contrário, eu fiquei super curiosa. O livro demorou um pouco a chegar porque os correios resolveram fazer hora comigo, mas consegui (com a ajuda do César) resolver isso. Confesso a vocês que demorei um pouco para ler pois tive provas, trabalhos... enfim, um turbilhão de coisas ao mesmo tempo. Mas vamos ao que interessa!



O livro é narrado em terceira pessoa, narrador onisciente, e com uma linguagem um pouco mais formal do que estamos acostumados a ler atualmente e isso acaba passando um pouco para os personagens também. Por exemplo, haviam personagens com 14 anos, que ao meu ver, levando em conta regionalidades e carga cultural, deveriam ter uma linguagem um pouco mais leve.

Outra coisa que observei e que me incomodou um pouco foi a falta de uma descrição dos personagens, eu sei que sou bem chata quanto a isso, mas é que diferente de hqs, mangás e filmes, nos livros, nós precisamos imaginar como as coisas são para que tudo fique melhor e se encaixe. Algumas características dos personagens nós só fomos descobrindo ao longo do livro.

O enredo em si é INCRÍVEL! Tenho visto muitos autores publicando livros como suspense/investigação e não consegue chegar realmente a isso, o livro não tem climax. Diferente desse, que eu fiquei roendo as unhas a cada capitulo novo. Era agoniante, de verdade. As coisas foram sendo faladas nos momentos certos, e colocadas da maneira certa, o que realmente ajuda muito. E também foi possível acompanharmos a evolução dos personagens e também do autor, a cada capítulo ele foi melhorando mais e mais, e no final, ele simplesmente fechou com chave de ouro.

Eu consegui me divertir bastante, rir, ter momentos "aawnt" e ficar agoniada, e com medo pelos personagens. E isso são coisas que me faz amar um livro, quando ele me provoca emoções. Eu realmente recomendo a todos, ele é um livro maravilhoso, mas não é um livro curtinho, então tentem não começar a leitura dele em épocas que dificultem algo.



“É verdade que o perigo existe, mas o mal jamais subsistirá enquanto houver um coração puro”


E por enquanto é isso, pessoal! Espero que tenham gostado da resenha. Deixem aqui suas impressões sobre livro, se já leram ou se querem ler. 

Até o próximo!

Comentários

  1. O livro parece ser bem legal. Eu gosto quando aparecem resenhas de escritores brasileiros, acho que devemos sempre dar total apoio a eles, pois sei que tem muitos que escrevem maravilhosamente bem!
    Vou procurar esse livro em breve!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, juh!
      Os escritores nacionais estão tendo uma maior visibilidade agora, e isso é ótimo. E eu acho esse livro muito a tua cara <3 rsrs

      Beijão

      Excluir
  2. Respostas
    1. Corre até a loja mais perto de você e compra.. Vale muito a pena!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Quando começar a ler só ficará ainda mais curioso, haha.

      Obrigado por vir ao blog! <3

      Excluir
  4. Eu li o livro e também compartilho da tua opinião: é uma leitura que causa emoções. É uma leitura envolvente a qual me vi presa dentro da lenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é maravilhoso, a leitura é muito envolvente. E que bom que você gostou também, é muito bom ver que o cenário da literatura nacional está crescendo mais e mais!

      Obrigada por nos visitar <3

      Excluir

Postar um comentário