Sessão de autógrafos - Timothy Zahn


Olá pessoal, hoje eu vim trazer algo um pouco diferente das minhas postagens. É bem comum a Thay fazer um post sobre eventos, mas esse em questão ela perguntou se eu queria "cobrir" e eu obviamente aceitei.

Pra quem vem acompanhando o blog e algumas das minhas resenhas sabe o quanto eu amo Star Wars (digo isso pelas resenhas dos livros do universo expandido), e quando eu soube que o Timothy Zahn viria para cá eu quase surtei. Ta Lucas, beleza...mas o que isso tem a ver?! Ora amiguinho, esse é o autor da trilogia Thrawn, a primeira estória do universo expandido depois do filme "Star Wars: O Retorno Do Jedi". *Ah, e pra quem ainda não leu nenhum dos livros da trilogia, esse texto pode conter alguns spoilers *

Sim, o autor de um dos livros mais conhecidos do universo do George Lucas veio aqui para Fortaleza no dia 12 de dezembro de 2015, à convite da Editora Aleph! Acho que da pra imaginar o quão louco de alegria eu fiquei. Já tinha planejado o horário que ia tentar chegar, para evitar perder o bate-papo antes do autógrafo, já tinha planejado o que ia levar de merenda durante a fila e até o ônibus que ia pegar.


No dia em questão, eu e a Thay estávamos muito ansiosos. Pegamos o ônibus que demorou um pouco, mas graças a Deus chegamos cedo apesar dos pesares. A fila tinha umas 15 pessoas quando chegamos, eu comecei a ficar meio triste porque achava que ia lotar logo cedo, e comecei a achar que eu era um dos poucos que gostavam de Star Wars a ponto de sair na hora do almoço pra um evento que ia começar 17h horas, mas pelo menos ficamos perto de um cosplayer que infelizmente não sei o nome para poder falar aqui, ele tinha os livros em uma sacola e dois sabres de luz em outra, foi bem legal poder ficar perto dele.

Então chegou a hora da sessão, a Livraria Leitura (quem estava organizando a fila e a locomoção das pessoas no auditório) foi muito bem organizada e muito solicita em nos ajudar e tirar nossas duvidas. Eles deram senhas para as 100 primeiras pessoas e depois disponibilizaram um "lounge" da livraria para as 100 pessoas com senha esperarem o início do bate-papo. Só tenho uma reclamação sobre a organização do autógrafo em si, mas falarei sobre mais para frente. 

O bate-papo teve duas etapas, a primeira que era tipo uma apresentação que o autor e o tradutor(Andre Gordirro, autor de Os Portões do Inferno) faziam, e a segunda que era perguntas e respostas. A primeira parte durou pouco menos que dois minutos. Ele falou coisas sobre ele ser o primeiro autor do universo expandido e que tinham muitas coisas boas e coisas ruins sobre ser autor de Star Wars. (fãs perguntando sobre o filme era muito ruim, segundo ele). Depois tiveram várias perguntas. Eu não fiz nenhuma pois sou bem tímido, e na vontade de perguntar algo e com o medo de falar em público me afligindo, eu não consegui gerar nenhuma pergunta. Porém, várias perguntas ótimas foram feitas e eu pude ver como o Timothy é um gênio, literariamente falando. Ele deu idéias de como melhorar personagens, descreveu os personagens que criou, os personagens já criados, e eu pude ver ali como que ele conseguiu criar um livro de Star Wars diferente de Star Wars mas ainda sendo totalmente fiel ao universo, a ponto de você identificar a história original.


Agora, umas das maiores tristezas é que foi revelado que nada do universo expandido é considerado real na história original. Tanto que Leia e o Han têm gêmeos, Jacen e Jaina, e nenhum é usado no novo filme, como também não é usado o que ocorreu ao Luke etc. Ele explicou que eles assinavam um contrato permitindo isso, caso contrário nenhum autor poderia escrever sobre o universo de Star Wars.

Sobre a fila para o autógrafo eu tenho uma pequena reclamação. A organização do evento falou que a ordem seria de acordo com a senha, eu fiquei logo feliz já que era o 16º e achei aquilo bem justo já que eu tinha chegado bem cedo e tive que aguentar horas na fila, era bom que eu fosse um dos primeiros a ser atendido. Mas o que realmente aconteceu foi que os últimos, ou seja, os que chegaram em cima da hora, foram atendidos primeiros. Eu não teria quase nenhum problema com isso se a organização não tivesse garantido que os primeiros seriam primeiros.


O evento foi ótimo no geral, ele autografou meus dois livros do Star Wars da trilogia dele, no dia eu ainda não tinha o terceiro, que eu comprei 20 dias depois e já terminei de ler (logo logo vem a resenha do mesmo). Eu fiquei muito satisfeito com o evento no modo geral. Fiquei muito feliz com tudo e por conhecer pessoalmente o autor dessa série, pena que meu inglês não é fluente, mas deu pra ter uma leve conversa com ele pelo menos, e ele aparenta ser uma pessoa super gentil.

Então é isso pessoal, espero que todos tenham curtido o meu feedback sobre o evento, se você foi comente aqui como foi sua experiência lá. Espero que até pessoas de outros estados comentem até pra comparar e ver as diferenças e o que podemos começar a cobrar mais para melhor cada vez mais os eventos. Fiquem ligados nas resenhas e novidades do blog. 

Até a próxima pessoal!




Comentários

  1. Que legal! Eu nunca fui em nenhuma sessão de autógrafos mas tenho muita vontade *-*
    beijos :* | http://memorialices.blogspot.com.br/ |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver oportunidade de ir a uma bem organizada de um autor foda...recomendo demais! É impagável, sério!

      Excluir

Postar um comentário