Experiência de compras: Aliexpress + Dicas

Oi, todo mundo!
O post de hoje é pra compartilhar uma experiência que eu tive com vocês de comprinhas e que acho que vai ser muito útil, principalmente pra quem está pensando em comprar coisas em sites gringos. Okay? Vamos lá!

O site em questão é o Aliexpress, e eu o conheci através dos posts do blog da Bruna Vieira. O Aliexpress é um site onde mais da metade dos produtos é vendido por coreanos, japoneses e chineses, e 99% dos produtos tem frete grátis. Porém, o tempo de entrega demora muito mesmo, não é tipo 3 semanas de demora, é 6/7 meses dependendo do produto e do modo de frete que você pediu. E gente, como eu falei você pode pegar frete grátis mas lá também tem a opção de frete pago, onde você recebe o número de rastreamento do produto, e algumas vezes paga uma pequena fortuna, sério, tem frete lá de 137 dólares pra um produto que custa 4 dólares. Pois é, mas existem os fretes grátis que tem código de rastreamento, é só prestar bastante atenção na hora da compra e olhar se no item "frete" tem dizendo isso, okay?

Passei muito tempo olhando as coisas de lá, fazendo listas, comparando preços e aguardando o momento certo. Porque? Porque todos os produtos lá tem o preço em dólar, um dia pode estar super caro, e no outro dia estar com o preço muito em conta (porque barato não fica mais, já que o dólar está mega alto) e você tem que maneirar no que compra pra não ser taxado na Alfandega.  

Bom o Aliexpress permite que você faça umas 10 wishlists pra ir acompanhando o que você quer comprar e ir tirando a medida que comprou, e com isso eles também te mandam notificação de qual produto da sua lista de desejos ficou com desconto. Numa dessas, três colares que eu queria muito ficaram em promoção, corri pra comprar né? O preço de ambos foi bem em conta e o frete foi grátis, já que as outras opções era aquelas com valores surreais, mas tudo bem, eu já tinha consciência de que comprar no Ali é um exercício de paciência constante. 

Um dos colores tinha o prazo de entrega pra 60 dias e os outros pra 90 dias, comprei e no outro dia bem cedo fui pagar meu boleto. Acho que com 1 dia o pagamento foi confirmado e uns três dias depois o produto foi entregue pra transportadora. Minha compra foi feita dia 19 de maio de 2015, guardem essa data. Passaram-se alguns dias e eu notei que recebi um código de rastreio do produto mas que ele não funcionava no Brasil e demorei um bom tempo pra descobrir onde ele funcionava direito (no site 17track.net), eu sou extremamente agoniada, e quanto mais dias se passavam e eu não sabia onde estavam meus produtos, mais eu pensava que não chegariam. Então fui falar com ambos os vendedores sobre a demora dos produtos (eles só respondem em inglês, mas se você mandar em português, eles resolvem também) e apenas um me respondeu imediatamente, o outro demorou uns 3 dias.

Tendo passado 1 mês e meio, o prazo de proteção ao consumidor estava quase acabando e sempre que eu olhava no site de rastreio de produto, não tinha nenhuma novidade e eu olhava TODO DIA! Acabei decidindo pedir para aumentar o prazo de proteção de uma das compras que já estava quase se esgotando, mas se eu quisesse poderia pedir para abrir disputa que é quando eu peço meu reembolso por devido ao atraso da entrega do produto ou por ele não ter chegado como deveria, mas optei por esperar mais um pouco. *Como os produtos demoram muito a chegar, o site disponibiliza um sistema de proteção de compra, que você solicitar três vezes (o vendedor aceitando ou não) para que o dono da loja aumente o tempo de proteção da sua compra para que o vendedor fique responsável por ela por mais um tempo até ela chegar no seu destino final. E só depois que ela chegar (você avisa quando chega) o vendedor recebe o dinheiro da compra.O vendedor aceitou logo de primeira e me deu mais 35 dias de proteção e eu ainda tinha 10 dias do inicio da compra. Esse era o vendedor legal, o outro era um babaca, sério gente, o cara demorava dias e dias pra responder e ainda era super antipático, então sempre deem uma olhada nas referencias dos vendedores antes, certo?! Passaram-se dois meses e um pouquinho e nada dos produtos e nem de novidades no site de rastreamento, entrei em contato com os vendedores de novo e eles disseram pra esperar um pouco que deveria estar perto. 

Quase ao final dos três meses e do fim de ambas as proteções, no dia 10 de agosto de 2015 meus produtos chegaram (Não sei como, mas chegaram juntos)! AEHOO Todos em ótimo estado e do jeitinho que pedi, fiquei extremamente feliz e super aliviada, porque eu já estava pensando que eles nunca chegariam, mas chegaramOs cordões vieram super bem embaladinhos em plastico bolha, e sem nenhum defeito, então fui lá no site e avaliei os vendedores pra finalmente dar a compra por encerrada e eles finalmente receberem o dinheirinho deles.

 Esse foram os cordões que comprei: 




Comprar no Aliexpress não é ruim, você só tem que estar atento as coisas e ser paciente. Foi agoniante, é muito chato não saber onde suas coisas estão e quando vão chegar, mas são coisas que você pode resolver na hora da compra e também ficar ligada durante o período de entrega. Então ai vai as dicas pra você não vacilar na sua compra:


  1. Compare os preços. Existem produtos iguais lá com preços diferentes;
  2. Faça wishilist das coisas que você quer comprar, assim você fica atenta aos descontos e pode comprar as coisas mais em conta;
  3. Fique atenta ao frete,  olhe se ele é "China Post Ordinary Small Packet Plus" ou "China Post Registered Air Mail" que é o que vem o número de registro que funciona aqui no Brasil;
  4. SEMPRE atente para as avaliações feitas pelos clientes, elas estão pra te ajudar a fazer uma boa compra;
  5. Fique sempre atento ao prazo de entrega/prazo de proteção ao consumidor. Depois do prazo esgotado, você não poderá abrir disputa nem pedir para estender o prazo de proteção;
  6. Abra disputa sempre que achar justo;
  7. Tente não comprar acima de 50 dólares, pois a Alfandega pode acabar taxando o seu produto e você terá que pagar mais para tê-lo;
  8. Não esqueça de que quando seu produto chegar, você deve ir ao site e avaliar o produto para que o vendedor possa receber o dinheiro dele.



Sei que o post ficou enorme mas eu queria compartilhar essa experiência com vocês porque nem todo mundo sabe como funciona esses sites ou se são confiáveis. Pra mim valeu super a pena ter comprado lá, foi mais em conta e eu aprendi a lidar com essas situações chatinhas, e pude ver também que o site é muito confiável e estão sempre dispostos a nos dar uma ótima experiência de compra.
Vou deixar esse dois sites, o do próprio Aliexpress e esse aleatório que encontrei na internet e achei muito bom e tem informações mais técnicas.

Qual dúvida, opinião, sugestão ou crítica deixem ai embaixo que responderei o mais rápido possível. Um super beijo e até o próximo! 






Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Tenho bastante vontade de comprar no AliExpress, os preços (apesar do dólar não estar ajudando) são muito atrativos e valem super a pena, o problema é que eu sou uma pessoa 101% impaciente e tem amiga minha que comprou e demorou mais de 2 meses para chegar, enfim, não sei se aguentaria :(

    ✩ Voando Sem Peter ✩

    ResponderExcluir
  2. adorei ver seu post sobre essa loja porque eu SEMPRE fico com medo de comprar em lojas virtuais :b acho que vou fazer comprar por essa aí (:
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário